sábado, 21 de setembro de 2013

De fato somos marionetes de Deus?

Por Márcio de Souza

Essa é uma pergunta que mexe com a cabeça da maioria dos crentes que conheço com relação ao livre arbítrio. o medo de ser uma marionete de Deus assola os cristãos de diversas linhas teológicas. A questão é mais ou menos assim: "Se Deus é onisciente, logo ele sabe o que vou fazer e se Ele traçou a história, logo não há nada que eu possa fazer para mudá-la."


Queridos, isso é determinismo. Que leva ao fatalismo. A livre agência que é a capacidade que Deus deu ao homem de agir livremente existe e é a causa de erros e acertos. Deus fez seres humanos para interagir com Ele, não para ser bonecos construídos para fazer parte de um universo monótono que seria o universo determinista.

Não podemos decidir sobre salvação ou perdição eterna. Isso é atribuição de Deus faz parte do arbítrio. Mas as nossas ações, embora sejam todas conhecidas de Deus, que conhece toda a densa teia de possibilidades que cerca nossa vida, são nossas ações e responsabilidade nossa. Portanto quer comamos, quer bebamos, façamos isso para agradar a Deus!

E no mais, tudo na mais santa paz!