terça-feira, 6 de julho de 2010

Vuvuzela ou Shofar?


Em tempos de pós modernidade uma dúvida paira em minha mente. Devo eu tocar a vuvuzela ou o Shofar? Vamos aos fatos. Hoje em dia quando ouço o Shofar tocar, é sinônimo de extravagância, de gente que se diz crente retrocedendo ao judaísmo, se colocando debaixo da prisão da lei. O Shofar hoje se tornou um símbolo do legalismo e do neopentecostalismo burro e suas loucuras habituais.

Já nessa copa, conhecemos a famosa e perturbadora "vuvuzela", a trombetinha que foi o terror dos técnicos da copa do mundo. Mas a questão é que a vuvuzela hoje é simbolo de um povo feliz, que comemora até gol contra, que proclama ao mundo através do alegre toque da vuvuzela o que um povo sofrido e com o qual o mundo tem uma dívida impagável tem a comemorar.

Hoje, na minha humilde opinião, a vuvuzela sobressai sobre o shofar. Os dois emitem sons perturbadores? É verdade! Porém entre apoiar uma ode ao judaísmo e a lei, além de avalizar a extravagância e tocar alegremente junto com um povo que celebra a vida, as vitórias sobre a humilhação e o abandono e que louva o futuro com esperança de dias melhores, ah meu amigo, eu fico sem sombra de dúvidas, com a vuvuzela!

E no mais, tudo na mais santa paz!

3 comentários:

  1. Muito bom Márcio! Pena que tem pessoas que acreditam ter o "chamado" de usar esse instrumento! Acho que é apenas uma ferramenta para o orgulho de certos crentes! O Espirito Santo não se limita mais a objetos ou templos! Hoje ele tem liberdade de viver em NÓS! Para que rejeitar esse presente divino aprisionando-o a um chifre!

    DTA

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcio, gostei demias do post. Acho até que se o Shofar for usado como um instrumento a mais na hora do louvor, nada contra.

    Mas essa mania judaizante, em nada contribui "contra a sensualidade" já diria Paulo. Não somos judeus, somos gentios, e mais que isso somos gente. Vuvuzela sim, por que não?
    Mas acima de tudo proponho um retorno ao sorriso verdadeiro, como a gente daquela terra é capaz de fazer.

    Grande abraço,

    Graça e paz, sempre
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  3. AMADO PASTOR:

    BOM, COMO SOU SHOPHARISTA TENHO QUE DIVERGIR POR RAZÕES DE FORO INTIMO, MAS ESPERO NÃO LHE ABORRECER TAMPOUCO MAGOAR-LHE.
    O shophar é um instrumento bíblico, portanto não se trata de um artefato tipicamente judeu, mas do mais antigo instrumento registrado an Bíblia, asim como a flauta de pastor ea a harpa.
    O resgate deste instrumento traz um sentido biblico de tradição e solenidade.
    Eu o uso nas santas ceias, nos louvores, sem nenhuam interpretação judaizante de toques metodológicos: tequah, shevarim, nada disso; apenas toco conforme meu coração ministra.
    Descobri recentemente que o isntruemnto do emu uso possui tons em : bemol, ré sol, fá e um amigo musico conseguiu verificar 4 tons.
    Gostaria muito que se fosse utilizado o shophar, o piano, a cuíca, o tamborim, o pau de chuva o acordeon(sanfona) em todas as igrejas do mundo.
    Acho realmente bonito o som, assimo como gosto da gaita, do sax.
    Continuarei utilizando mas sem displicencia e nem encenação , simplesmente para adorar a Deus, assim como glorifico e louvo.
    Simples!PR CLAUDIO prclaudio-aconci@bol.com.br

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.