segunda-feira, 12 de abril de 2010

Série Edificações. - Edificando uma família equilibrada.

Bem, para edificar uma família equilibrada, é preciso primeiro equilibrar-se. redundância? Não, prefiro chamar de "regra de ouro". Mas o que é preciso para ter um lar saudável? Bem, gostaria primeiro de dissertar sobre o que é comum a todas as pessoas, sejam elas cristãs ou não.

É preciso definir papéis. O que mais acontece numa família disfuncional é a inversão de papéis. Filhos que comandam os pais, pais que não tem nenhuma voz ativa dentro de casa, tratamentos distorcidos entre os familiares. Não estou falando aqui de competição entre irmãos por exemplo, isso é natural, mas sobre situações onde fica difícil discernir quem manda em casa, filhos ou pais. Os papéis precisam ser claros, pais mandam, filhos obedecem.

É preciso haver clareza nas relações. Pais mandam e filhos obedecem, mas precisa haver satisfação entre as partes, os filhos precisam saber porque estão sendo corrigidos e os pais precisam saber o que estão fazendo ao aplicar a correção. Sem essa relação, que não é uma prestação de contas mas uma satisfação, cria-se filhos desinformados e os valores não são transmitidos.

É preciso haver amor. Todos os movimentos da família devem ser imbuídos de amor. Todos mesmo, as saídas, a diversão, o trabalho da casa, a correção, a disciplina, a bronca, tudo! O amor precisa ser a motivação principal para edificação de uma família saudável.

Mas como cristão e conselheiro, devo dizer que já vi inúmeras famílias se desfazerem, mesmo reunindo algumas dessas atribuições. A grande questão é que existe um ingrediente principal que da a liga a esses princípios, e esse ingrediente é Jesus Cristo, que é poderoso para nos ensinar a organizar nossa família e superar as tempestades da vida.

E no mais, tudo na mais santa paz!

2 comentários:

  1. Parabéns pastor! Mais um excelente texto!

    Fica com Deus!

    por Ele

    ResponderExcluir
  2. Ola a paz do Senhor que abençoado blog belo trabalho muito me alegro em visitar um blog com rico conteúdo de qualidade voltado para a palavra do Senhor .
    Sal da terra é o servo que usa a internet para abençoar vidas eu loudo a Deus por sua vida porque você a diferença na net gloria a Deus !
    A partir de agora me torno um seguidor do seu blog!

    Tenho um blog direcionado a palavra do Senhor e nele cumprimos parte do ide vós convido a visitar e comentar pois a sua opinião é muito importante para nos !
    Muito obrigado !
    http://marcinhoalves.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.