quarta-feira, 23 de maio de 2007

Valorizando a cultura nacional











Com freqüência tenho reparado que nossas músicas são cópias ou versões de músicas americanas. Não tenho nada contra, gosto muito de algumas bandas americanas, inglesas e etc... o problema está na falta de criatividade dos músicos evangélicos e do temor de explorar nossos ritmos. 

Estou começando uma batalha solitária pela valorização dos nossos ritmos e da nossa cultura, e o plano é através de eventos como um sarau alternativo, um workshop, promover a cultura brasileira, além de dizer não a dependência da ditadura das grandes empresas (gravadoras, rádios, editoras).

Espero com isso que bandas que falam nossa língua sejam incentivadas a produzir mais e terem um lugar onde mostrar o resultado desse esforço. Nos vendemos com uma certa facilidade ao mercado estrangeiro, importamos tudo de lá, música, trejeitos, organizações e até restos de teologia. 

Comemos todo lixo que derramam sobre nós e ainda lambemos os “beiços”. Chega de reciclar tanta besteira e de repetir os jargões da prosperidade americana, deixemos de viver o “american life style” e passemos a viver a realidade tupiniquim. Vamos assumir nosso lado caipira, nossas influências maracatuenses, nossa porção baianizada, nosso calor humano carioca, e dar asas a cultura brasileira!!!

Abaixo os movimentos pró cultura estrangeira na igreja. Salve os movimentos legitimamente brasileiros, viva as expressões artísticas nacionais, cheias de ritmos e de batuques, de calor humano e de carisma. Viva a Igreja brasileira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*Agradecimento pela tira a Izidro Júnior (caricartoons)

Um comentário:

  1. Pastor Márcio, eu não teria conseguido escrever o meu blog se eu não tivesse pedido a Deus que me dê sabedoria e discernimento para entender melhor o que a sua palavra diz, e também sob a inspiração do Espírito Santo. Se Deus inspirou os homens no passado, para escreverem as escrituras, que estamos lendo e meditando todos os dias, então Deus inspira os homens a escreverem suas músicas. Mas é tão difícil o homem poder se inspirar e fazer uma música, que às vezes, tem que pegar as músicas americanas para poder cantar.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.