segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pastores com vocação pra Santo Antonio.

Esse título foi sugerido pelo @renatovargens! Você já percebeu, quantos pastores andam por aí, controlando a vida dos outros? Todas as esferas. Profissional, social, intelectual, mas os caras tem uma tara especial por uma área específica: A sentimental.

Querem saber cada passo da ovelha, se estão flertando com alguém,, se estão quem é a pessoa, e depois disso julgam o prentendido como relevante ou não pra pessoa. Conheci um pastor que é assim, sofre da Síndrome de Santo Antonio. Ele aconselha os casais de acordo com o que ele acha. Disse uma vez a um amigo meu que a mulher da vida dele era uma determinada menina da igreja e que não adiantaria fazer nada diferente que não iria dar certo. No fim das contas meu amigo se casou com outra menina e vive feliz e pleno com seu casamento.

Aconselhamento é aconselhamento não é tomada de decisão pelo outro. A regra de ouro do aconselhamento é essa: Não decida nada por ninguém, jogue a decisão para quem precisa realmente decidir, e esse alguém pastor, não é você.
E no mais, tudo na mais santa paz!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu em minha igreja. O presbítero tinha uma namorada e mantia relações com ela durante todo seu tempo de namoro, sendo líder do coral da igreja, outro caso foi de um casal,o rapaz, sendo líder dos jovens, engravidou a namorada...Enfim... Resumindo pastor...Não recrimino os pastores que seguem de cima suas ovelhas. Por essas e outras me afastei da comunhão com os irmãos. Meu marido não é cristão e observo que ele tem atitudes corretas que meus irmãos em Cristo não tem e deixo como exemplo os falatórios maldosos que lemos por aí.

    Sei que todos temos defeitos, mas o CUIDADO é sempre válido

    ResponderExcluir
  3. Ô marcio, bacana o título do renato rs... Mas então, as vezes é um cuidado, só que excessivo. Vivi isso na minha comunidade, passei a ministrar louvor e carregar cabos e caixas e tudo mais pra cima e pra baixo, com o tempo, o "menino" prestativo vira foco de olofotes, nao to falando de ser importante ou famoso, mas de ser VISTo mesmo... Os mais velhos e os "mais espirituais" se aproximam, parte no oportunismo mistico, mas, ainda que timida, a outra é por puro cuidado mesmo, é claro que dedilham a linha tênue e pêndulam para o excesso. Infelismente.

    Uma vez em um jantar "em pleno neofitismo" um desses espirituais chegou dizendo " a sua varoa pode estar do seu lado amado" a moça do lado mudou de todas as cores possiveis. Mas nao era ela... duas semanas depois uma das melhores e mais chegadas amigas chegou em mim, TODOS os baboes da igreja queriam essa menina, mas, ELA, se declarou pra mim, conclusao, nos dois confundimos as coisas, quase estragamos uma bela amizade.


    Curioso neh? rs Que nada, Um pouco de maturidade, com realismo e batida a dicernimento nao faz mal a ninguem.



    @mpcalex

    ResponderExcluir
  4. Aco engraçado esses caras q querem ser tão eloquentes no falar, mas na escrita são péssimos. Um boa aula de portugues cairia bem!

    Então Pr. Concordo com vc em relação a ums cuidados excessivos, q o lider muitas vezes tem, e sem querer, ou querendo. Terminam escolhendo pelo liderado. Eu e minha esposa fomos escolhidos por Deus, um para o outro. Cuido de meus liderados com amor, carinho e acompanho. Mas a decisão sempre vai ser dele. Nosso papel é aconselhar, para o que vemos q está errado. Paulo sempre aconselhou, nem sempre seu coselho "era bom" aos olhos do pecador. Mas cada um escolhe seu caminho.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.