sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cap 9 - A celebração da vida



As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. (Fernando Pessoa)

O que fazer diante da iminência da morte? A resposta é simples, celebraremos a vida! Existem coisas que são extremamente importantes e não vemos porque estamos ocupados demais buscando glória e poder para nós. Um momento de contemplação nos mostraria a natureza de outra forma, o vento soprando e movimentando as copas das árvores, o mar bravio, desafiando a imponência das rochas milenares, a sabedoria nata das flores quando desabrocham e enchem o espaço de aromas diversos.

A forma como enxergamos a morte altera sensivelmente nosso estilo de vida. Se vivermos crendo que a morte é o fim, nos entregaremos ao sentimento de insatisfação contínua que nos levará ao fundo do poço e nos arrancará toda a esperança no porvir.

Mas se enxergarmos a morte como uma saída, como falamos anteriormente, viveremos a vida com responsabilidade e espontaneamente, de forma que nossa consciência nos deixará em paz e nossa convicção estará embasada em viver bem aqui, para que nossa vida no porvir seja uma continuação melhorada de nossa passagem por esse mundo.

“Só podemos compreender a humanidade da morte compreendendo a especificidade do humano”. Essa é uma declaração de Edgar Morin, cientista social, afirmando que o homem veio ao mundo para um fim específico. Ele não sabe, nem cita nada com respeito a Bíblia, mas foi muito feliz em sua colocação.

Fomos feitos para adorar a Deus, já dizia a confissão de fé de Westminster. Sem viver essa especificidade, nossa vida perde o sentido e a morte ganha espaço.

Celebrar faz bem! Resmungar faz mal.

A celebração que estou anunciando aqui é um estado de coisas onde a gratidão tem lugar de destaque em nossa vida.

Ficaremos mais preocupados em adorar e celebrar do que em levantar campanhas sobre a “injustiça de Deus” ou outro tipo de reclamação contra o que Deus nos tem dado.

Por isso, viva todos os momentos dessa vida com uma atitude de celebração. Deus sabe que aqui é difícil, Ele entende que somos fracos e nos dá força para prosseguir na jornada rumo a eternidade.

3 comentários:

  1. Boa palavra. A vida deve ser celebrada. Uma celebração não hedonista, reponsável diante de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, murmurar não resolve nada. A vida é da cor que a pintamos.

    ResponderExcluir

Daqui pra frente só posta quem se identificar, os anônimos serão moderados. Quem quiser expressar opinião tem que bancar e mostrar a cara. Outra coisa, você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.